terça-feira, 18 de junho de 2013

SA - Crônica "AVESTRUZ" - Mário Prata (Magali Zaparoli)

Situação de Aprendizagem 
Gênero: crônica e sua estrutura

Ativação de conhecimentos de mundo; 
antecipação ou predição; 
checagem de hipóteses.

Público: Alunos 5ª série – sexto ano
Texto:  Avestruz – Mário Prata

 1. Conhecimento de mundo: diagnosticar por meio de perguntas e hipóteses o que o aluno sabe a respeito do avestruz.

a)      Alguém já viu , ou conhece um avestruz ?
b)      Descreva um avestruz:

2. Antecipação ou predição: texto não é uma folha em branco. Jogo de adivinhações.
O que você acha que será descrito no texto

3. Checagem da hipótese: confirmando ou não.
Leitura do 1º parágrafo.
O que acontecerá, o garoto ganhará o avestruz   ?
Quanto pesa um avestruz ?
Qual é a altura dele?

4. Estrutura da crônica:    
- Personagens
- Conflito apresentado
- Argumentos
- Desfecho

5. Comparação de informações: ao longo da leitura comparando

6. Generalização: armazenamos informações na forma de generalizações – síntese

7. Inferências locais: levantamento de vocabulário

8. Inferências globais: nem tudo está dito está implícito  deduzidos em conhecimento de mundo

9. Atividade de lição de casa:

Pesquisar e entregar –
O que é crônica ?

Trazer uma crônica para leitura na sala de aula.

Cursista
Magali Zaparoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário