Situação de Aprendizagem
Gênero: crônica e sua estrutura
Ativação de conhecimentos de mundo;
antecipação ou predição;
checagem de hipóteses.
Público: Alunos 5ª série – sexto ano
Texto: Avestruz – Mário Prata
1. Conhecimento de mundo: diagnosticar por meio de perguntas e hipóteses o que o aluno sabe a respeito do avestruz.
a) Alguém já viu , ou conhece um avestruz ?
b) Descreva um avestruz:
2. Antecipação ou predição: texto não é uma folha em branco. Jogo de adivinhações.
O que você acha que será descrito no texto
3. Checagem da hipótese: confirmando ou não.
Leitura do 1º parágrafo.
O que acontecerá, o garoto ganhará o avestruz ?
Quanto pesa um avestruz ?
Qual é a altura dele?
4. Estrutura da crônica:
- Personagens
- Conflito apresentado
- Argumentos
- Desfecho
5. Comparação de informações: ao longo da leitura comparando
6. Generalização: armazenamos informações na forma de generalizações – síntese
7. Inferências locais: levantamento de vocabulário
8. Inferências globais: nem tudo está dito está implícito deduzidos em conhecimento de mundo
9. Atividade de lição de casa:
Pesquisar e entregar –
O que é crônica ?
Trazer uma crônica para leitura na sala de aula.
Cursista
Magali Zaparoli
Nenhum comentário:
Postar um comentário