domingo, 16 de junho de 2013

SA - Texto "PAUSA" de Moacyr Scliar (Márcia RF Ribeiro)

     Esta Situação de Aprendizagem foi pensada e elaborada durante encontro do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino na diretoria de Diadema no dia 14/05/2013. A princípio seria postada pelo grupo no ambiente virtual do curso.
No decorrer dos módulos, houve mudança no agrupamento. A  Situação de Aprendizagem foi retomada e adaptada com a ciência de todas as participantes do grupo inicial.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM (LEITURA) - Texto "PAUSA" de Moacyr Scliar
Público alvo:  8ª série / 9º ano
Tempo de Duração:   02 a 03 aulas
Materiais:   Cópias do texto “Pausa”, dicionários, fichas de leitura.
Eixos de aprendizagem:   leitura, oralidade e escrita
 
Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino
 Situação de Aprendizagem com foco na leitura
  Antes da leitura
Antes de apresentar o texto para que os alunos leiam, deve ser feita estimulação dos mesmos e o acionamento de seus conhecimentos de mundo. É momento de antecipação do que está por vir. Informe à classe que eles lerão um texto cujo título é “Pausa”. A partir daí levante hipóteses sobre o que poderão encontrar na leitura através das seguintes questões:
1. Qual o significado da palavra pausa?
(Registrar os significados. Espera-se uma variedade de respostas: intervalo, parada, descanso...)
2. Que tipo de texto teria como título a palavra pausa?
(Aqui aos alunos devem indicar algumas características quanto aos gêneros textuais possíveis)
3. O que seria abordado em um texto cujo  título é “Pausa”?
      ( Fazer o registro das hipóteses. )
  Durante a leitura
  Antes de distribuir os textos, iniciar a leitura do texto até o  parágrafo. Checar, então, e reformular as hipóteses conforme os alunos forem falando.
Pretende-se aqui aguçar a curiosidade e o imaginário do aluno para os rumos possíveis da narrativa. Pode-se buscar indício para esses rumos a partir de trechos significativos do texto ( a forma como a mulher é apresentada ao leitor, o fato de o marido sair todos os domingos de manhã e voltar só à noite....).
Checadas e refeitas as hipóteses, observados os indícios, distribuir o texto para que os alunos continuem individualmente a leitura.
  Levantamento de palavras
  Após a leitura, listar com os alunos, para que pesquisem no dicionário as palavras de uso incomum no cotidiano. E reler o texto par os alunos com entonação diferenciada, acentuando a voz em  momentos específicos do texto ( a chegada ao hotel, ao passar pelas mulheres, o sonho, o despertar, a conversa com o recepcionista do hotel).
  Conversando sobre o texto
  Como etapa final das estratégias de leitura, sugere-se uma roda de conversa a partir
 das seguintes questões:
  1.  Em algum momento da leitura pode- se pensar  que há traição na história? Recupere esse momento no texto.
    2. Como você caracterizaria a mulher a partir das informações do narrador? E o homem?
    3.  Como você analisa a situação desse casal?
    4. O que o homem estaria  fazendo de fato?
     5. Que atitude ele deveria tomar em relação a essa situação?
  Registro das leituras e impressões
        Nesse momento é importante discutir com os alunos as estratégias de leitura que foram usadas, os caminhos de leitura percorridos e as habilidades em jogo. É interessante registrar as aprendizagens dos alunos através de fichas individuais em que eles possam anotar seu percurso de leitura e sua maneira de interpretar o texto a partir das suas percepções e  das intervenções professora. E que perceba que essas são estratégias que desenvolvem a capacidade leitora e também escritora, pois ativam conhecimentos que já possuam e agregam novos conhecimentos sobre o gênero textual, o tema e o estilo de produção do autor.
 
Diretoria de Diadema
Orientadora:  Priscila Cristina Ribeiro Sarmento
Componentes do Grupo:
Carmen 
Célia
Edna
Eliane
Leonor
Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário