terça-feira, 18 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem do conto “Pausa”, de Moacyr Scliar, feito pelo grupo presencial da cursista Katia Regina de Souza Costa

Público alvo: 8ª série/9ºano.
Aulas previstas: 3 a 4.

1ª etapa

  • Elaboração de questões para diferentes etapas da uma situação de aprendizagem, que terá como foco a leitura.
  • Ativação do conhecimento de mundo e antecipação, através de questionamentos sobre relacionamentos, cotidiano familiar, cotidiano dos domingos em família.
  • Entrega do texto e início da análise:
-      Roda de leitura com localização de informações, leitura dos parágrafos fragmentados e orientados, apresentação de personagens, localização do espaço da narrativa, reconhecimento dos elementos narrativos e organização textual.
-      Questionamentos sobre o  título buscando verificação vocabular e ampliação vocabular.
-      Oralmente levantar hipóteses das leituras sobre os aspectos  físicos, comportamentais e  pressupostos/subentendidos sobre atitudes e relacionamentos das personagens envolvidas.
2ª etapa
Por optar pela estratégia de leitura fragmentada e comentada a recuperação do contexto é feita com retomada contínua.
-      Comparações com outros textos, musicas que tratem do mesmo tema: “ Fuga” e/ou “ relacionamento conturbado”
-      Elaboração de uma cena teatral, poesia, charge, tirinha que retome o tema e as reflexões contidas no conto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário