Situação de Aprendizagem do conto “Pausa”, de Moacyr Scliar, feito pelo grupo presencial da cursista Katia Regina de Souza Costa
Público alvo: 8ª série/9ºano.
Aulas previstas: 3 a 4.
1ª etapa
- Elaboração de questões para diferentes etapas da uma situação de aprendizagem, que terá como foco a leitura.
- Ativação do conhecimento de mundo e antecipação, através de questionamentos sobre relacionamentos, cotidiano familiar, cotidiano dos domingos em família.
- Entrega do texto e início da análise:
- Roda de leitura com localização de informações, leitura dos parágrafos fragmentados e orientados, apresentação de personagens, localização do espaço da narrativa, reconhecimento dos elementos narrativos e organização textual.
- Questionamentos sobre o título buscando verificação vocabular e ampliação vocabular.
- Oralmente levantar hipóteses das leituras sobre os aspectos físicos, comportamentais e pressupostos/subentendidos sobre atitudes e relacionamentos das personagens envolvidas.
2ª etapa
Por optar pela estratégia de leitura fragmentada e comentada a recuperação do contexto é feita com retomada contínua.
- Comparações com outros textos, musicas que tratem do mesmo tema: “ Fuga” e/ou “ relacionamento conturbado”
- Elaboração de uma cena teatral, poesia, charge, tirinha que retome o tema e as reflexões contidas no conto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário