terça-feira, 11 de junho de 2013

SA - "Meu primeiro beijo" - Antonio Barreto (Leila Zadra)

Situação de Aprendizagem "MEU PRIMEIRO BEIJO" - Antonio Barreto
Cursista: LEILA COELHO ZADRA

Publico Alvo - 9º Ano
Objetivos :  * Através da crônica "Meu Primeiro beijo", trabalhar o gênero entrevista;
                  * Desenvolver relações de intertextualidade e interdisciplinariedade;
                  * Ativar valores éticos, sociais e culturais
1º Passo:  Apresentar para a sala a música "Beijo" da Ivete Sangalo para despertar interesse pelo assunto com pergunta diretas : Já beijou? Quando e como aconteceu? Foi como esperava? Como ocorre essa experiência nos dias de hoje? E com seus avós, será que foi da mesma maneira? A atividade despertará também o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Abrir para discussão coletiva.
2º Passo: Solicitar a leitura do texto, focalizando e explanando as características do gênero crônica. Explicar que usaremos o gênero em questão para trabalhar outro gênero: a entrevista. Nesse momento explicar a transposição de um gênero para outro e abordar público alvo e veículos de circulação de ambos os gêneros. Explicar aos alunos que as outras disciplinas trabalharão o mesmo assunto focalizando seus conteúdos.
3º Passo: Ativar o conhecimento prévio dos alunos a respeito do gênero entrevista com discussão aberta e coletiva, analisando detalhadamente sua função social. Conduzir os alunos para a  reflexão sobre o papel e postura esperadas do entrevistado e do entrevistador. Se possível apresentar um vídeo com o gênero.  Expor as característica do gênero entrevista x características do gênero crônica discutindo as particularidades.
4º Passo:  * Dividir a sala em grupos de 04 alunos;
                * Solicitar a elaboração de um roteiro de entrevista de acordo com o interesse do grupo, delimitando gênero e faixa etária dos entrevistados;
                * Após correção e adequação das perguntas, solicitar que os alunos saiam a campo (dentro ou fora da escola) para coleta de dados;
                * Solicitar aos alunos a tabulação dos dados colhidos e montagem de gráficos
                *  Solicitar análise dos dados e dos gráficos para conclusões finais e a execução de um relatório escrito. Nesse momento deverão utilizar os conhecimentos trabalhados nas outras disciplinas (interdisciplinariedade). Exemplos: Matemática (gráficos), História (Contexto e evolução histórica sobre o assunto escolhido); Educação Física (comportamento); Biologia (Organismo e suas reações) e arte (imagens).
5º Passo: Socialização dos resultados, à escolha do grupo,  através de palestra, debate ou seminário. Qualquer um dos gêneros utilizados será necessário ser escritos e expostos com utilização de audio, vídeos. imagens, ou seja, devem ser apresentados aos demais alunos enfatizando o objetivo da pesquisa, as conclusões a que chegaram e as curiosidades que apareceram no percurso das entrevistas.
6º Passo: Dramatização da importância do ato "beijar" observado em diversas culturas e situações de uso, tais como expressão de amor ou amizade e suas diferenças, respeito e comprometimentos entre os pares, entre outras abordagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário